domingo, 6 de fevereiro de 2011

Colonial Film. Moving Images of the British Empire.

http://www.colonialfilm.org.uk/home: um site que reúne informação sobre as imagens que, desde a invenção do cinema, o "império britânico" produziu sobre si. O projecto está online desde o final de 2010, foi promovido por uma equipa de académicos notável e suportada por três grandes instituições britânicas.
O projecto - que gostaria de replicar em Portugal - não me interessa pelo discurso. Interessa-me pelo processo de abertura do arquivo; pela disponibilização de imagens que são património de "colonos" e "colonizados" mas que, até ao momento, eram lidos de acordo com a história dos "vencedores", proposta numa lógica imperial, dos Estados Nação. O que este site potencia é a análise e a consciência crítica na primeira pessoa.
Interessa-me o olhar do "eu" que destrona o "nós" da lógica historiográfica dos Estados-Nação, projectados para viabilizar o Capitalismo Moderno e cujo imperialismo, como salienta Eric Hobsbawm, foi sobretudo promovido através da Cultura, dos discursos identitários nacionais sustentados pelos arquivos da memória colectivos e revisionistas.

Nenhum comentário: